Grande conhecida de quem é ligado em alimentação saudável, a chia foi transformada em farinha e fez ainda mais sucesso. Obtida a partir da moagem das sementes. A chia é uma planta de origem mexicana, que também é encontrada na Guatemala, cujo nome científico é Sálvia hispânica.
Principais benefícios das sementes de chia:
Ajuda no controle da diabetes
Devido ao seu alto teor de fibras, a Chia pode impedir o rápido aumento do açúcar no sangue, o que é muito eficaz no controle do diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, devido à fibra, diminui o índice glicêmico dos alimentos, para que a fome não apareça repentinamente.
Auxilia no emagrecimento
As sementes de chia podem absorver muita água, formando um gel e ocupando algum espaço no estômago, reduzindo assim o desejo de comer.
Melhora a saúde intestinal
Também devido ao teor de fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais e evitam a constipação, mas para obter esse efeito, você deve comer grãos com a umidade adequada, caso contrário, os grãos danificarão a função intestinal e aumentarão o risco de doença. Por exemplo colite.
Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Chia contém uma grande quantidade de ômega 3, que pode ajudar o corpo, reduzindo a inflamação, controlando os níveis de colesterol, prevenindo a aterosclerose, protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a resistência. O ômega 3 é um nutriente muito importante para a função cerebral, porque 60% do cérebro é composto de gordura, especialmente o ômega 3. A ingestão insuficiente de gordura fará com que os idosos tenham uma perda de memória e cause um sofrimento extremamente alto.
Evita o envelhecimento precoce
As sementes de chia têm antioxidantes anti-radicais livres que impedem o envelhecimento celular. Antioxidantes são substâncias que ajudam o organismo a retardar ou prevenir a atividade de radicais livres nas células e a prevenir danos permanentes. Com o tempo, os danos permanentes podem causar câncer, catarata, doenças cardíacas, diabetes e até Alzheimer. desenvolvimento de. Ou doença de Parkinson.
Regula o colesterol
A chia tem muita fibra insolúvel, ou seja, é insolúvel em água, portanto pode ajudar a eliminar a gordura presente na dieta quando consumida, e as fezes naturalmente as eliminam.
Fortalece os ossos
Essa também é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos, principalmente no caso de osteopenia, osteoporose, pós-fratura ou rocha prolongada.
Farinha de Chia e seus benefícios:
A farinha de chia é um alimento nutritivo que pode aumentar a saciedade após uma série de exercícios, melhorar a recuperação muscular, diminuir os níveis de colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue.
Quais benefícios a farinha de chia proporciona?
- Por ser rico em fibras (cerca de 98% de sua composição), ajuda na função intestinal;
- Devido às fibras, proporciona saciedade;
- Também devido à presença de fibras, ajuda a reduzir a absorção de gordura e glicose;
- Pode ser consumida por pessoas com restrições alimentares, como celíacos e vegetarianos;
- Ajuda no combate à osteoporose, por ser rica em cálcio e outros nutrientes importantes para a saúde óssea;
- Rica em minerais como magnésio e potássio, que podem melhorar a resposta muscular após o exercício;
- Seu cálcio tem uma biodisponibilidade mais alta que o leite, ou seja, o corpo usa e absorve melhor o cálcio da chia.
A farinha tem as mesmas características que as sementes, mas o teor de fibras é maior. Portanto, além de todas as vantagens das sementes de chia, a farinha pode aumentar ainda mais a saciedade, reduzindo assim o peso. Também garante que o intestino funcione normalmente e aumenta a resposta muscular após o exercício.
Portanto, pode-se dizer que, para aqueles que estão perdendo peso, que têm histórico de constipação e são bons em exercícios físicos, o pó de Chia é um bom indicador.
Se você deseja comprar semente de chia ou farinha clique aqui.
Se você deseja conhecer nossa variedade de produtos clique aqui.